Fauna de Heelum (Controlados): mudanças entre as edições

De Wiki Petercast
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
Linha 72: Linha 72:


São como lagostas gigantes, exceto que são cobertas pela mesma carapaça que os yutsis, a diferença sendo uma cor mais avermelhada.
São como lagostas gigantes, exceto que são cobertas pela mesma carapaça que os yutsis, a diferença sendo uma cor mais avermelhada.
[[Categoria:Neborum Online]] [[Categoria:Diversos (Controlados)]]

Edição atual tal como às 23h53min de 1 de setembro de 2019

Muitos dos animais encontrados na Terra são encontrados em Heelum, com algumas inclusões e exclusões notáveis.

Animais da Terra[editar]

Macacos são encontrados em Heelum. Toda uma península é nomeada a partir da grande presença de macacos na região. Foto por Marieke IJsendoorn-Kuijpers (Flickr).

Animais como macacos, coelhos, capivaras, raposas, ursos marrons, etc são encontrados em Heelum. São conhecidos em geral como kerlz-u-nau (seres da floresta, em na-u-min) por causa de seus habitats, mas mesmo espécimes que vivem nos desertos ou nas montanhas podem ser classificados deste modo.

Répteis e anfíbios também são categorizados como kerlz-u-nau.

Os que vivem em montanhas em especial não são chamados pelo equivalente na-u-min a "seres da montanha".

Não há felinos como os da Terra em Heelum, incluindo gatos (com a exceção dos betos). Também não há cachorros.

As aves são categorizadas como pra-u-nau (seres do céu, em na-u-min), e os do mar (como peixes, camarões, lulas, etc) são entendidos dentro da ideia de ina-u-nau (seres aquáticos).

A região aquática em geral é temida pelos humanos por duas razões. Em primeiro lugar, a linha do horizonte é entendida como Nauimior, ou seja, o que divide a existência da não-existência; cruzá-la seria deixar de existir, e portanto ninguém se aventura para águas mais distantes do litoral. No entanto, águas distantes do litoral abrigam ina-u-nau maiores, de lulas gigantes a yutsis do mar.

Umenau é um termo guarda-chuva para todo tipo de inseto pequeno, em especial mosquitos e moscas. Dentro dos umenau existem os nomes específicos para espécies muito diferentes, como as aranhas, os besouros, etc. Análogos às espécies da terra, a única diferença é que todos apresentam alguma região do corpo amarelada.

Os ia-u-nau são os animais de grande porte em Heelum, em especial os oniotos, os yutsis e os bufões.

Animais de Heelum[editar]

Alguns animais, embora possam ser descritos em função da semelhança que mantêm com animais da Terra, são exclusivos da história de Heelum.

Betos[editar]

Os betos são os felinos de Heelum. Selvagens e fortes, são semelhantes aos tigres, mas sem a coloração branca intermitente entre as fixas alaranjadas --- ao invés disso os pêlos são ou completamente alaranjados, apenas com interrupções pretas, ou alaranjados, pretos e amarelados.

Bufões[editar]

O bufão é o equivalente ao touro da Terra, mas é substancialmente maior e mais forte. Possui chifres de coloração vermelho-barro retorcidos como os de um búfalo, e embora menos forte, é mais prontamente agressivo que o yutsi nas mesmas condições.

Darfanhos[editar]

Os darfanhos têm a estrutura corporal de sapos, mas seus corpos, quatro ou cinco vezes maiores que os dos sapos da Terra, são inteiramente cobertos de pelos curvos e negros. Eles rastejam, quadrúpedes, e podem ser rápidos em terra seca. São venenosos para humanos, expelindo toxinas gasosas pela boca.

Dexteris[editar]

Os dexteris são como crocodilos com patas mais destacadas do corpo --- nesse sentido aproximando-se mais dos dragões de Komodo --- mas seus corpos são cobertos pela mesma carapaça dura que os Yutsis. Apesar de predadores carnívoros, não são venenosos.

Jinsel-u-nau[editar]

Conhecidos na linguagem moderna como seres das profundezas, aparências deles foram registradas nas Grandes Cordilheiras de Heelum, embora seu principal habitat seja o Vale do Rio Nordeste, onde fica o centro de Ten-u-rezin. São como ursos sem pelos, de pele completamente enrugada e seca a qual o fogo não queima. Lendas se formaram na cidade ao redor da imagem deles como ameaçadores e ferozes --- inclusive a ideia de que sua verdadeira origem é abaixo de Heelum, nas rochas muito abaixo da terra.

Oniotos[editar]

"Lamar se assustou quando ouviu um som esganiçado vindo do céu, parecendo terrivelmente próximo a eles. Quando o eco se acabou e a sombra do onioto passou, Lamar olhou para Kerinu com um sorriso conciliatório, buscando naquilo uma fatia de humor que fosse.

— Eu tinha me esquecido de como eles eram grandes."

A Aliança dos Castelos Ocultos, Capítulo 56

São aves enormes inspiradas pelos pterodáctilos. Herbívoras, são conhecidas como as guardiões do centro de Heelum por viverem nas florestas epônimas, ocupando um espaço de justas protetoras na imaginação popular.

Roncos[editar]

"Os roncos eram animais quadrúpedes de porte médio, com uma acinzentada pele enrugada e seca. Eram pesados para o tamanho que tinham e levemente assustadores — não apenas pelos sons que faziam, que deram nome aos animais, mas pelo rosto, que parecia exibir uma constante reprovação irritada. Tinham uma carne tenra e suculenta [...]. Jen o achava bonito, o que provocava risadas em Richard." - A Aliança dos Castelos Ocultos, Capítulo 33

Os roncos são animais depele enrugada e seca como as dos jinsel-u-nau, mas acinzentados como certas espécies de elefantes e de porte muito menor. São conhecidos pelo som característico que fazem, lembrando os roncos humanos. Vivem em florestas úmidas.

Yutsis[editar]

O Yutsi é o animal mais célebre de Heelum, em especial através do personagem Yutsi Rubro e pela história da Primeira Guerra, que protagonizou como inimigo da humanidade.

"Ninguém ficava indiferente diante da beleza bestial de um yutsi, um ser absurdamente grande. Quadrúpede, com mais de oito pés de altura e quase dezessete de comprimento, era todo coberto por um exoesqueleto duro e levemente áspero, cingido em pequenas partes curvas, encaixando-se em seu corpo como a armadura mais perfeita já vista. Sua respiração pesada e seus movimentos do tórax eram vibrantes e ritmados como tambores de guerra, e de seu torso roliço saía por um pescoço curto uma também protegida cabeça. Seus olhos eram tortos como fendas, e de um vermelho irritadiço. A boca, menor do que se poderia esperar, carregava os dentes mais resistentes dentre os animais de Heelum, e havia também dois chifres tortos, sempre assimétricos. A cauda era sólida e hostil como o corpo e, articulada, normalmente apontava para o céu. Ao invés de ser o ponto fraco do animal, era na verdade uma arma por vezes mais poderosa que o próprio galope determinado." - A Aliança dos Castelos Ocultos, Capítulo 2

Como se tornam muito arredios com a presença humana e por serem de difícil manejo direto por seu tamanho, podem ser treinados como animais de transporte, e nesse sentido as bigas e as charretes são os meios de locomoção mais abundantemente em uso em Heelum.

Yutsis também fazem parte de todo exército, treinados como unidades chamadas de "yutsis de guerra" para causar grande destruição em tropas inimigas.

Yutsis do mar[editar]

São como lagostas gigantes, exceto que são cobertas pela mesma carapaça que os yutsis, a diferença sendo uma cor mais avermelhada.