Agência 2.180420 (Agência)
Em construção
A versão 2.180420 do jogo Agência, lançada no dia 20 de abril de 2018, foi a primeira versão da série 2.x do jogo[1]. Assim como no caso da versão 1.180416, durou apenas um dia, quando foi substituída pela versão 2.180421. Esta versão não manteve retrocompatibilidade com as anteriores.
Características gerais
Em meio a uma reorganização de baralhos, incluindo a modificação, deprecação e inclusão de várias cartas, a principal diferença desta versão é uma mudança na carta Nova geração: jogadores poderiam usá-la a qualquer momento para alterar uma estrutura, não apenas quando houvesse um número par de cartas na somatória das mãos de todos os jogadores.
Desenvolvimento
Constam nas notas de lançamento do site oficial[1] vários debates sobre dinâmicas de jogo, especialmente a revolta, mas sem que isso resultasse, neste momento, em qualquer modificação.
Como jogar (regras do modo simples)
- Cada jogador começa com 5 cartas na mão.
- Cada jogador também tem uma carta à sua frente, visível para todos, que não pode ser a carta Liderança ou a Nova geração. Essa carta se chama a estrutura de cada jogador.
- Cada jogador, em sua jogada, deve fazer exatamente o que sua estrutura manda.
- O objetivo da partida é ficar com nenhuma carta na mão.
É essencial seguir as estruturas ao pé da letra! Se uma estrutura manda você descartar 2 cartas, mas você só tem 1, você não ganha o jogo, porque tinha que descartar 2! Se uma estrutura fala sobre "o jogador com mais cartas", não pode haver empate, tem que haver um único jogador com mais cartas que todos os outros!
Como alterar estruturas
- Cartas naturais: as cartas Liderança e Nova geração servem para alterar estruturas.
- Crise: Quando um jogador não consegue fazer o que sua estrutura manda, o jogador com mais cartas (sem ser o jogador que causou a crise) deve alterar alguma estrutura. Não precisa ser a que causou a crise!
- Revolta: se a diferença entre a(s) menor(es) e a(s) maior(es) mão(s) da partida for maior que 3 cartas, o jogador com mais cartas pode propor uma alteração de estrutura. Só que algum adversário precisa aprovar a mudança para ela valer!
O critério de desempate para resolver uma crise é ser o próximo a jogar no fluxo da partida; no caso da revolta, é ser o último a jogar no fluxo da partida.
O que fazer em cada turno
- Há crise? Então o jogador não joga, uma estrutura é alterada e o jogo segue.
- Se não há crise, mas algum jogador puder (e quiser) ativar uma revolta, o jogador daquele turno não joga, a revolta sendo aprovada ou não. Depois da revolta, o jogo segue.
- Se não há crise ou revolta, o jogador do turno faz o que a estrutura manda.
- Depois de seguir a estrutura, o jogador do turno pode usar alguma carta natural.
Modo Bourdieu
O Modo Bourdieu foi mantido nesta versão do jogo. Suas regras para esta versão podem ser encontradas no Manual Completo de Agência (MCA) desta versão, que pode ser baixado aqui.
Em construção