Como funciona a contracepção em Heelum? (Controlados)

De Wiki Petercast
Revisão de 00h20min de 30 de agosto de 2019 por Peterson (discussão | contribs) (Criou página com '{{TransNO}} <html>A contracepção é um ponto importante da história de Heelum, embora silencioso. Desde a <a title="Primeira Aurora" href="http://seriecontrolados.com.br/n...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Esta página foi transcrita literalmente a partir da versão anterior do Neborum Online e precisa ter seu conteúdo adaptado para o formato de wiki.

A contracepção é um ponto importante da história de Heelum, embora silencioso. Desde a Primeira Aurora um certo coquetel herbal é conhecido como tendo propriedades contraceptivas, tanto para homens quanto para mulheres.

"Ele sentiu aquela pergunta como extremamente peculiar no momento em que a disse. Levou as mãos ao rosto, talvez para tentar fingir melhor a surpresa e a estupefação. Sabia que havia um risco de ela ter esquecido o coquetel naquele dia — assim como ele. Mas quais eram as chances, não é mesmo?" - Jantar, capítulo extra do Volume I

As consequências socioculturais disso são enormes. A população nunca experimentou dinâmicas de crescimento explosivo; uma divisão rígida de papeis de gênero também não foi desenvolvida, e de qualquer maneira toda a ideia sobre o significado de ser um pai ou mãe é drasticamente diferente. Guardadas as proporções e diferenças históricas, sociais, etc de universos, Mary Del Priore tem o seguinte a dizer sobre a chegada da pílula contraceptiva:

"O ato sexual deixou de servir exclusivamente à procriação. Abriu-se uma brecha no mandamento divino: doravante, a mulher poderia escolher entre ter um ou não filhos. Era o fim de intermináveis gravidezes e de problemas que essas traziam: enfraquecimento progressivo da mãe e dos bebês. A introdução da pílula marcou, também, o início da 'liberação sexual'. No final dos anos 60 já se via em toda parte slogans sobre 'o direito ao prazer'. Agora, podia-se considerar a sexualidade feminina, também, como fonte de deleite. Além de permitir-se escolher o parceiro, "fazer amor" tornou-se coisa boa, e não somente uma maneira de fazer crescer a família. A "liberada" optou por viver uma sexualidade plena, como nunca dantes lhe fora facultado. Mais além, o surgimento da pílula tornou a mulher livre para escolher sua vida: adquirir estudos superiores ou participar do mercado de trabalho, sem ser interrompida por uma gravidez." - Histórias Íntimas, p. 194

O artifício pode ser visto como um dispositivo narrativo talvez tão relevante para a construção do universo de Heelum quanto a ausência de bebidas alcoólicas.