Dilema do retorno (Controlados)

De Wiki Petercast
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página foi transcrita literalmente a partir da versão anterior do Neborum Online e precisa ter seu conteúdo adaptado para o formato de wiki.

O dilema ou debate do retorno foi uma polêmica envolvendo principalmente as primeiras cidades a serem fundadas na fase da Primeira Guerra: Kerlz-u-een, Al-u-een, Enr-u-jir e Roun-u-joss.

Retornar ou criar novas raízes

Depois que o Yutsi Rubro destruiu a Cidade Arcaica, os humanos se dispersaram em várias direções, fundando várias cidades. O desafio, no entanto, foi entender exatamente o que eram estes novos povoados: estariam eles desistindo da cidade antiga, reconstruindo completamente a vida a partir de um novo local? Ou estariam apenas recarregando as energias, preparando um novo assalto na tentativa de reaver o que era deles por direito? Esta dúvida constituiu o dilema do retorno. Kerlz-u-een foi definitiva ao afirmar-se como um posto militar avançado: construíram a cidade de forma tal que pudessem se defender bem de qualquer nova investida, mas também para que pudessem se preparar para contra-atacar. Já Al-u-een e Roun-u-joss consideravam que não era possível, ou desejável, recuperar a Cidade Arcaica - uma nova vida deveria ser construída, e as cidades não foram planejadas com o retorno à origem em mente. Nesse sentido, foram construídas e moldadas muito mais segundo as vontades mais imediatas de seus cidadãos, servindo a interesses mais permanentes e utilitários. Enr-u-jir tomou um caminho intermediário: embora quisessem retornar à Cidade Arcaica, não acreditavam na própria vocação para o combate, em especial pela posição pouco forte que adotaram como centro da cidade. Isto deu origem a uma expansão ainda maior, já que grupos mais ousados resolveram levar a colonização até mais no interior do continente, criando assim as cidades de Rirn-u-jir e Al-u-tengo.

Consequências

Os vencedores do debate do retorno, a curto prazo, foram aqueles que não desejavam o retorno - já que de fato muitas cidades foram fundadas e muita história aconteceu antes que as cidades arranjassem o retorno. Elas, no entanto, de fato voltaram à Cidade, reconquistando-a e, ainda mais tarde, colonizando-a e reconstruindo-a. Culturalmente falando, o dilema do retorno foi consequência, e em parte posterior causa, da contínua aura de honra e orgulho que a Cidade exerce sobre todos os humanos de Heelum. Não apenas é a cidade dos Arcos Brancos, como é também a cidade da qual vieram e pela qual lutaram para conservar.