Durkheim no formigueiro (LEFIS)

De Wiki Petercast
Ir para: navegação, pesquisa

Durkheim no formigueiro por Camila Waterkemper

1)Temas centrais: 1.1) Relação indivíduo e sociedade; 1.2) Sociedades, comunidade e grupos; 1.3) Organizações do trabalho.

2) Conceitos e palavras chaves: 2.1) Fatos Sociais; 2.2) Divisão Social do trabalho; 2.3) Solidariedade Mecânica e Orgânica; 2.4) Consciência Coletiva e Individual; 2.5) Anomia.

3)Objetivos 3.1) Compreender o papel da sociologia para desnaturalizar os fenômenos sociais a partir das contribuições de Émile Durkheim; 3.2) Compreender que a divisão social do trabalho é o eixo central tomado por Durkheim para estabelecer a morfologia das sociedades e o grau de interação de seus indivíduos; 3.3) Identificar os conceitos principais da teoria de Durkheim.

4) Recursos e Dinâmicas: 4.1) Debate inicial: sobre a divisão do trabalho com base na charge de Frank & Ernest, sobre a linha de montagem; Site: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=371&evento=4 4.1.1) Questão motivadora: a forma como os indivíduos trabalham ou como as sociedades se organizam para produzir riquezas modifica as relações dos indivíduos entre si?

4.2) Aula expositiva: o papel da sociologia para desnaturalizar os fenômenos sociais a partir das contribuições de Émile Durkheim; 4.2.1) Fatos Sociais; 4.2.2) Divisão Social do trabalho; 4.2.3) Solidariedade Mecânica e Orgânica; 4.2.4) Consciência Coletiva e Individual; 4.2.5) Anomia.

4.3) Exibição de filme: Título original: AntZ. Título da tradução brasileira: FormiguinhaZ. Gênero: Animação computadorizada. Ano: 1998. Estúdio: DreamWorks SKG/Pacific Data Images. Direção: Eric Darnell e Tim Johnson. Tempo de duração: 82 minutos. 4.3.1) Sinopse: Z é uma formiga operária que tenta conciliar sua individualidade com a ética do trabalho comunitário do formigueiro. Ele conhece e se apaixona pela princesa Bala, a herdeira do formigueiro, e arma um plano para reencontrá-la. Porém o maligno General Mandíbula ameaça exterminar toda a população trabalhadora e cabe a Z salvar a colônia de formigas das conspirações traiçoeiras de Mandíbula. 4.3.2) Para explicar os conteúdos estudados e identificar alguns conceitos principais da teoria de Durkheim, são indicadas algumas cenas do filme, nos vinte e cinco minutos iniciais (Capítulo 1 ao Capítulo 7). Destaca-se o capítulo 1, onde o astro principal, FormiguinhaZ, participa de várias cenas em que os educandos podem identificar as teorias estudadas, como: Consciência Coletiva e Individual, Divisão Social do trabalho, Solidariedade Mecânica e Orgânica.

4.4) Debate final: Como a divisão social do trabalho estabelece a morfologia das sociedades e o grau de interação de seus indivíduos, no filme FormiguinhaZ? Quais os conceitos, da teoria de Durkheim, que podem ser identificados no filme?

Referências Bibliográficas BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de Sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

Comentários[editar]

Peterson[editar]

Uau, Camila, bacana, muito organizado o projeto! E eu gostei também bastante dele no que ele se propõe, mas vou sugerir uma modificação pra "chacoalhar" um pouco a linearidade dele.

Veja, se você chega com a teoria do Durkheim pronta e basta aos alunos apontar exemplos, não imagino que isso gere tanto engajamento por parte deles quanto se você inverteesse os pontos 4.2 e 4.3.

Por exemplo, o debate inicial já é uma delícia; imagino que dê pra abrir linhas de interpretação, oportunidades para talvez ensiná-los coisas que não conheçam (a depender da série, o quanto eles entendem sobre a realidade de uma linha de montagem?), inclusive fazer surgir por parte deles mesmos ideias sobre a pergunta que você colocou, que é ótima --- "a forma como os indivíduos trabalham ou como as sociedades se organizam para produzir riquezas modifica as relações dos indivíduos entre si?" --- que podem ser contraditórias, gerando algum debate. O próprio professor pode desafiar qualquer ideia estável que esteja surgindo, com contra-exemplos, exceções, etc, para instigar a continuidade da discussão.

De todo modo, se esse debate terminar de alguma maneira inconclusiva, ótimo - acho que aí seria uma boa oportunidade para buscar no filme maneiras de responder a questões que possam ter sobrado do debate, questões que levam, assim, às ideias de Durkheim. Então, não se trata de receber primeiro a informação e depois identificá-la no filme, mas ir construindo (quem sabe chegando às mesmas conclusões que Durkheim?) por eles próprios as ideias e depois descobrindo que esse cara do século passado concorda com eles :)

Ainda, é claro, tem a questão de se perguntar de que maneira a colônia de formigas é uma boa analogia com a humanidade; de que formas somos parecidos, e de que formas somos diferentes? Aliás, uma notícia interessante quanto a essa conversa: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/09/40-das-formigas-operarias-ficam-de-boa-enquanto-outras-trabalham.html

De todo modo, ótimo projeto!

🗺 Você está navegando pela Wiki Petercast! Há várias subwikis, e portanto não se confunda: para voltar à página principal do Minicurso LEFIS, clique no link do submenu Minicurso LEFIS na barra à esquerda!