O que é LaTeX? (Controlados)
LaTeX é um sistema de produção de textos um pouco diferente de programas como Libreoffice ou Microsoft Office (escolhas populares entre escritores independentes). Ao invés de ir digitando e podermos ver exatamente como o livro vai ficar impresso, com o LaTeX arquivos comuns de texto (como os .txt, que podemos editar no bloco de notas, só que com a extensão .tex) contendo o conteúdo do livro são transformados, através de um programa de computador, diretamente em um PDF - e apenas aí vemos como o livro ficou em termos de aparência. O LaTeX sabe como formatar o conteúdo dos arquivos de texto porque nos próprios arquivos há algumas instruções sobre como fazer isso. Este é o começo do arquivo que, quando processado pelo programa LaTeX, gera o PDF do livro:
\documentclass[openright,a5paper,10pt,final]{memoir} \usepackage[brazilian]{babel} \usepackage[T1]{fontenc} \usepackage[utf8]{inputenc} \usepackage{graphicx} \usepackage{geometry} \usepackage{indentfirst} \usepackage{libertine} \usepackage{hyperref} \usepackage{float} \hypersetup{ pdfauthor={Peterson Silva}, pdftitle={Controlados | Volume I | A Aliança dos Castelos Ocultos}, pdfkeywords={literatura, fantasia, épico} } \geometry{tmargin=18mm,bmargin=15mm,headsep=5mm, inner=25mm,outer=16mm,twoside,footskip=5mm} \chapterstyle{chappell2} (...)
Cada linha tem um significado especial, uma função, pois faz com que o programa identifique formas de formatar o livro. A primeira linha, por exemplo, indica que as páginas do PDF são do tamanho A5, que a fonte padrão do texto é de tamanho 10, etc. A última linha mostrada tem como função formatar cada começo de capítulo daquela forma específica, com o título no meio abaixo do número do capítulo. Para cada capítulo há um arquivo separado. O c1.tex, referente ao primeiro capítulo, começa assim:
\chapter{Isolados} As nuvens passeavam pelo céu, estufadas e lúdicas, impedindo o sol de aquecer a terra tanto quanto poderia. Flutuavam devagar, amarelas como campos de trigo, atravessadas por serenos raios de luz já levemente alaranjados em um firmamento que insistia em permanecer azul. (...)
Como se pode ver, o conteúdo em si não é muito diferente. Mas há algumas características; para gerar o divisor dentro dos capítulos o seguinte código é usado:
\esp
O LaTeX sabe o que ele significa pois "\esp" já foi definido anteriormente no arquivo principal, fazendo referência a uma imagem (arquivo .png a ser inserido na página) da seguinte forma:
\newcommand{\esp}{\begin{center} \includegraphics[scale=0.025]{C.png} \end{center} }
As vantagens do LaTeX são inúmeras. Ele é extremamente portável, pois não importa realmente o software em que foi feita a edição; muitas pessoas lutam diariamente com o problema de um programa não lendo corretamente o que foi feito em outro programa ou apenas em outro computador (especialmente arquivos .doc, .rtf, .odt, etc). Aqui o conteúdo é sempre o mesmo, e quando ele é processado por um programa LaTeX, o resultado final é sempre o mesmo também. A divisão do conteúdo em vários arquivos também implica uma maior maleabilidade, já que os capítulos podem ser trabalhados independentemente com mais liberdade. Enquanto autor, a organização do livro em códigos impõe uma certa disciplina que considero benéfica. Cada forma de escrever os livros, contudo, têm suas vantagens e desvantagens; cabe ao escritor escolher um método de acordo com seu gosto ou suas prioridades.