Escrita em Heelum (Controlados)

De Wiki Petercast
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página foi transcrita literalmente a partir da versão anterior do Neborum Online e precisa ter seu conteúdo adaptado para o formato de wiki.

A escrita em Heelum possui um desenvolvimento especial que a torna um pouco diferente daquela com a qual interagimos em nossa realidade. Não em seu formato, talvez em seu uso, mas definitivamente na forma como ela foi historicamente vivenciada.

A origem

O fato de que a Rede de Luz mediava as interações entre os humanos não apenas tornava a linguagem falada algo mais simples, como também uma série de outros fenômenos, dentre eles as artes e a própria ideia de história. A escrita foi influenciada de forma semelhante; a memória coletiva, acessível através da conexão da Rede de Luz, tornava o registro histórico menos necessário - o que não impulsionou sua existência enquanto expressão nos Arcos Brancos. Ainda assim, a escrita em outros meios e fora daquele contexto era um fenômeno mais raro.

O papel

Foi na Segunda Aurora, após o desaparecimento da Rede de Luz, que a produção de papel foi melhor desenvolvida. Todo um antigo modo de vida, residual, contudo, significou a prevalência das formas performáticas de arte (como o teatro e a música) por sobre as formas escritas (livros, poesia escrita). Os livros foram, contudo, fortemente adotados para razão de registro e expressão de ideias, sendo mais comum em algumas cidades (como Ia-u-jambu) do que em outras.