Quarta Aurora (Controlados)

De Wiki Petercast
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página foi transcrita literalmente a partir da versão anterior do Neborum Online e precisa ter seu conteúdo adaptado para o formato de wiki.

Quarta Aurora é um período da história de Heelum marcado pelo surgimento da magia, um mistério de Heelum. Foi uma época politicamente marcada pela luta contra e a favor do sistema de posse individual.

Consequências do sistema de posse individual

O sistema de posse individual conquistou Heelum, vigorando oficial ou clandestinamente em todas as cidades. A discussão sobre e luta contra esse sistema também se espalhou pelo continente, já que com ele instaurou-se uma batalha pela determinação de autoridade em cada jir. Afinal, a posse era individual, e não de grupos; cidades com jirs cuja unidade maior era o grande grupo, para além das famílias, tinham problemas em determinar a posse e o uso dos recursos. As fortunas, cada vez mais tornadas pessoais, começaram a exercer pressão sobre o ambiente rural. Terras começaram a ser compradas e contratações foram feitas, fazendo multiplicar as relações de trabalho assalariadas. Houve reação na forma de protestos e revindicações contra a venda de terras e a dissolução de valores sociais caros aos grupos mais politicamente ativos. Os representantes, sem saber como agir diante da pressão popular de alguns e da pressão econômica de outros, engendravam debates populares que ocorriam largamente à revelia do processo político normal. Apesar das disputas, a ideia da violência contra humanos ainda era intensamente condenada, uma vez que a imagem da união da humanidade era ainda muito forte. O desmanche desse valor culminou na teoria da escuridão, uma espécie de racionalização do que já acontecia na prática há algum tempo: a efetiva desunião entre os humanos, e a apologia desse estado de coisas como algo, no mínimo, aceitável. Um movimento contrário, a teoria do renascimento social, admitia os efeitos do desaparecimento da luz, mas pensava maneiras de reverter o processo. Consideravam o fim do sistema de posse individual e o renascimento da política como urgentes.

Surgimento da magia

Para ler mais sobre a história da magia, leia o artigo principal "História da magia". Foi durante a Quarta Aurora que, começando com os mestres das cidades, a magia começou a tomar forma. Mesmo com a magia em formato muito primitivo, a dinâmica mágica e seus efeitos logo foram se tornando mais claros e a notícia se espalhou. Mais e mais pessoas começavam a tomar conhecimento dessa estranha nova capacidade que algumas pessoas tinham de influenciar de maneira velada e poderosa as outras pessoas. A magia impulsionou, mesmo entre os adeptos do sistema de posse individual, a teoria do renascimento social. Convencidos de que os magos concentrariam em breve muito poder sobre os não-magos, muitos passaram a clamar pela reorganização da sociedade. Ainda assim, as consequências da posse individual haviam ido longe demais para que todos desistissem do que havia mudado. Muitos já haviam nascido neste novo contexto. As medidas que foram efetivamente tomadas foram o o fortalecimento das instituições políticas, que seriam responsáveis em vários níveis pelo controle maior ou menor do que as pessoas estavam fazendo com o ouro, e assim práticas que poderiam ser consideradas abusivas seriam levadas a julgamento. No entanto, algumas práticas novas já eram a norma e não foram mais problematizadas no discurso público, como o trabalho assalariado. Essa nova fase da teoria do renascimento social trouxe consigo elementos de medo, exclusão e até mesmo ódio contra os magos, que eram poucos e fracamente congregados. Eles, que se viram isolados e incompreendidos, escondiam-se cada vez mais - para o público, pois, ao mesmo tempo, buscavam pessoas com experiências parecidas para aprender mais sobre suas novas condições. Quando a sociedade começou a virar as costas para os magos, eles precisaram se unir para não ficar sozinhos. Assim começam as associações entre os magos, que no início eram pequenas - nada perto das tradições que viriam a se formar mais tarde. A situação dos magos viria a se modificar consideravelmente na Quinta Aurora e na Aurora da União, impulsionada pelas novas conjunturas que as Doenças da Noite impuseram a Heelum.