Agência

O que conta mais? A maneira como alguém foi ensinado a viver, ou as oportunidades que tem de abrir novos caminhos?

O que te define? As cartas que a vida distribui – ou como você escolhe jogar o jogo?

No desafiante jogo de cartas Agência, o dilema central da sociologia é mais real que nunca: dispute com seus amigos resolvendo crises, liderando mudanças ou buscando apoio para revoltas; transforme os pilares da sociedade e conquiste um lugar na história!

As cartas

Algumas cartas estruturais do deck principal de Agência.

Há dois tipos de cartas: as estruturais e as naturais. Cada carta estrutural leva o nome de uma “estrutura social”, e obriga os jogadores a, entre outras coisas, descartar, comprar, trocar ou entregar cartas.

Já as naturais podem ser descartadas para mudar estruturas ou interferir no jogo de outras maneiras. Há poucas cartas naturais, mas elas se repetem nos decks; no Deck principal, há quatro cartas Nova geração e oito cartas Liderança.

As ações dos jogadores

As duas cartas naturais do deck principal de Agência.

Os jogadores devem fazer o que a estrutura da vez manda – ao pé da letra! – mas eles também têm escolhas a fazer. Usando cartas naturais ou fazendo “movimentos” (mudanças de estruturas com base em ideologias), há muito que pode ser feito para decidir o jogo!

Além disso, quando uma estrutura não pode ser obedecida, acontece uma crise: o adversário com mais cartas terá que mudar uma estrutura. E mais: com um pouco de preparação, os jogadores podem fazer revoltas! Isso quer dizer propor uma mudança ou troca de estrutura, mas a proposta tem que ser aceita por um adversário. Se não… Nada feito!

O jogo e as ideologias

Exemplos de cartas estruturais ideológicas do deck principal de Agência.

Cada jogo de Agência consiste de três partidas. O vencedor de cada partida ganha duas conquistas (cartas retiradas do baralho para as próximas partidas), e quem tiver mais conquistas em três partidas vence o jogo.

Mas vencer as partidas não é o único jeito de ganhar conquistas. Os jogadores também podem usar as ideologias! Há sete no jogo, com três cartas de cada uma no Deck principal. Mais cartas ideológicas podem ser incluídas no baralho com os decks adicionais:

Os decks

Exemplos de cartas estruturais dos decks adicionais.

Todo jogo de Agência precisa incluir no mínimo o Deck principal (com 80 cartas), mas há decks adicionais que expandem as possibilidades do jogo!

Para um jogo em que tudo pode mudar a qualquer momento na disputa pelas conquistas, adicione o Deck histórico ao baralho! Para um jogo mais imprevisível, use o Deck teórico. Para grupos maiores (5 ou 6 jogadores), aproveite as alianças que podem ser forjadas com o Deck estratégico. E para favorecer o jogo ideológico, jogue com o Deck socioeconômico!

 


Para dicas, novidades e mais, curta o jogo no Facebook e siga-o no Instagram!

Este jogo está publicado sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional), o que quer dizer que você pode usá-lo e modificá-lo livremente desde que para fins não-comerciais, compartilhando as modificações pela mesma licença, e atribuindo a autoria original. Visite a Wiki do jogo para ideias sobre como usar o jogo em sala de aula. Clique aqui para saber mais sobre os direitos autorais das fontes e das imagens utilizadas.