5×5 (lido 5 por 5) é um jogo de lógica para dois jogadores criado por S. John Ross. O objetivo é adivinhar uma palavra secreta que o adversário escolheu previamente.
Como jogar
Cada jogador precisa de uma folha de papel e lápis/caneta.
Cada um deve escolher uma palavra secreta. Para jogar na língua portuguesa, siga as seguintes regras:
- A palavra precisa ter exatamente 5 letras.
- A palavra precisa existir na língua portuguesa, excluindo nomes próprios (pessoas, marcas, lugares).
- Hifens, apóstrofos, pontuação, entre outros, não contam; só letras, não havendo diferença entre maiúsculas e minúsculas.
- Letras com trema, acentos gráficos, cedilha, etc se transformam em suas letras comuns (“é” em “e”, “á” em “a”, “ç” em “c”, etc.).
- Esta palavra secreta precisa ter cinco letras diferentes.
FAZER, por exemplo, é uma palavra válida, mas CARRO não, porque em CARRO a letra R se repete.
Existem 3110 palavras como essas na língua portuguesa, embora algumas são mais “obscuras” que outras. Escolha uma palavra com a qual você sabe que o seu ou a sua oponente estará familiarizado/a: não é justo (ou muito interessante) ganhar escolhendo palavras que a pessoa nunca ouviu na vida!
Turnos
Escolha quem vai jogar primeiro, mas tanto faz; não existe nenhuma vantagem ou desvantagem em jogar primeiro.
No seu turno, você deve dizer uma palavra de 5 letras. Todas as regras da seção anterior aplicam-se a essa palavra, exceto a última – então nas palavras que você disser a partir de agora, pode haver letras repetidas (e, como você vai ver, isso é ótimo!).
Escreva a palavra que você disse à/ao oponente (você deve manter um registro das suas palavras e das palavras dela/e também, de preferência em dois espaços separados para não haver confusão!).
O/A oponente, depois de escrever a palavra que você acabou de dizer na folha dele/a, vai te dizer um número de 0 a 5. O número representa a quantidade de letras que a palavra que você acabou de dizer tem em comum com a palavra que ele/a escolheu secretamente (e que você está tentando descobrir!).
Atenção: o número não tem nada a ver com a posição das letras!
Se, por exemplo, a palavra a ser descoberta é CORDA e a palavra dita foi MORRO, elas têm apenas duas letras em comum, mesmo que o O e o R em MORRO se repitam – letras repetidas são ignoradas na contagem de letras em comum.
Depois de receber o número, você anota e começa a fazer o raciocínio sobre quais letras estão ou não na palavra da/o oponente – enquanto isso, será a vez dela/e dizer uma palavra para você e você dizer um número de volta.
O jogo continua assim até que alguém consiga adivinhar a palavra da outra pessoa. Cada pessoa tem o mesmo número de tentativas, então se o/a jogador/a que começou jogando acertar em sua décima tentativa, a outra pessoa ainda vai jogar a décima tentativa dela – o que possibilita empates.
Erros
Não é incomum que alguém perceba, várias jogadas depois, que cometeu um erro, e que portanto a/o oponente está jogando com informações falsas. Quando isso acontece, o jogo é paralisado até que o erro tenha sido corrigido através das seguintes medidas:
- A pessoa que errou têm que fazer a correção.
- Depois, deve dar ao/à oponente um determinado número de tentativas bônus. Essas tentativas estão fora da estrutura normal do jogo, e não contam como turnos para o/a oponente. O número de tentativas bônus a que o/a oponente tem direito é igual à metade de turnos dele/a desde que o erro foi cometido, arredondado para cima. Assim, por exemplo, se ele/a não fez nenhuma tentativa desde o erro, não ganha nenhuma tentativa bônus; se fez 7 tentativas, ganha 4 como bônus.
- Depois que as tentativas bônus acabarem, a partida volta de onde parou.
Estratégia e recursos
- Como jogar 5×5 bem
- Listas úteis para 5×5
- Para imprimir: folha pronta para 5×5
- O jogo pode ser jogado com qualquer tipo de papel, mas nesta folha pronta o alfabeto já está impresso (e sem as letras K, W e Y, que não estão em nenhuma palavra secreta possível na língua portuguesa). A ideia é cortar a folha ao meio, com uma metade para cada jogador; escrever a sua palavra secreta no espaço reservado à esquerda (a separação das letras facilita a comparação para dar os resultados à/ao oponente); e usar o espaço à direita para as letras que você descobrir da/o oponente. A parte superior da folha pode ser dobrada para cima, evitando que o/a outro/a jogador/a veja qual é a sua palavra secreta.