Durkheim no formigueiro

Produzido por um dos alunos do curso: Temas centrais: Relação indivíduo e sociedade; Sociedades, comunidade e grupos; Organizações do trabalho.

Conceitos e palavras-chave

    1. Fatos Sociais
    2. Divisão Social do trabalho
    3. Solidariedade Mecânica e Orgânica
    4. Consciência Coletiva e Individual
    5. Anomia.

Objetivos

    1. Compreender o papel da sociologia para desnaturalizar os fenômenos sociais a partir das contribuições de Émile Durkheim
    2. Compreender que a divisão social do trabalho é o eixo central tomado por Durkheim para estabelecer a morfologia das sociedades e o grau de interação de seus indivíduos
    3. Identificar os conceitos principais da teoria de Durkheim.

Recursos e Dinâmicas

Debate inicial: sobre a divisão do trabalho com base na charge de Frank & Ernest sobre a linha de montagem.

Questão motivadora: a forma como os indivíduos trabalham ou como as sociedades se organizam para produzir riquezas modifica as relações dos indivíduos entre si?

Aula expositiva: o papel da sociologia para desnaturalizar os fenômenos sociais a partir das contribuições de Émile Durkheim (lista de conceitos e palavras-chave acima).

Exibição de filme AntZ (FormiguinhaZ – 1998). Estúdio: DreamWorks SKG/Pacific Data Images. Direção: Eric Darnell e Tim Johnson. Tempo de duração: 82 minutos.

Sinopse: Z é uma formiga operária que tenta conciliar sua individualidade com a ética do trabalho comunitário do formigueiro. Ele conhece e se apaixona pela princesa Bala, a herdeira do formigueiro, e arma um plano para reencontrá-la. Porém o maligno General Mandíbula ameaça exterminar toda a população trabalhadora e cabe a Z salvar a colônia de formigas das conspirações traiçoeiras de Mandíbula.

Para explicar os conteúdos estudados e identificar alguns conceitos principais da teoria de Durkheim, são indicadas algumas cenas do filme, nos vinte e cinco minutos iniciais (Capítulo 1 ao Capítulo 7). Destaca-se o capítulo 1, onde o astro principal, FormiguinhaZ, participa de várias cenas em que os educandos podem identificar as teorias estudadas, como: Consciência Coletiva e Individual, Divisão Social do trabalho, Solidariedade Mecânica e Orgânica.

Debate final: Como a divisão social do trabalho estabelece a morfologia das sociedades e o grau de interação de seus indivíduos, no filme FormiguinhaZ? Quais os conceitos, da teoria de Durkheim, que podem ser identificados no filme?

Referências Bibliográficas

BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de Sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

Meu feedback

Uau, bacana, muito organizado o projeto! E eu gostei também bastante dele no que ele se propõe, mas vou sugerir uma modificação pra “chacoalhar” um pouco a linearidade dele.

Veja, se você chega com a teoria do Durkheim pronta e basta aos alunos apontar exemplos, não imagino que isso gere tanto engajamento por parte deles quanto se você inverteesse os pontos 4.2 e 4.3.

Por exemplo, o debate inicial já é uma delícia; imagino que dê pra abrir linhas de interpretação, oportunidades para talvez ensiná-los coisas que não conheçam (a depender da série, o quanto eles entendem sobre a realidade de uma linha de montagem?), inclusive fazer surgir por parte deles mesmos ideias sobre a pergunta que você colocou, que é ótima — “a forma como os indivíduos trabalham ou como as sociedades se organizam para produzir riquezas modifica as relações dos indivíduos entre si?” — que podem ser contraditórias, gerando algum debate. O próprio professor pode desafiar qualquer ideia estável que esteja surgindo, com contra-exemplos, exceções, etc, para instigar a continuidade da discussão.

De todo modo, se esse debate terminar de alguma maneira inconclusiva, ótimo – acho que aí seria uma boa oportunidade para buscar no filme maneiras de responder a questões que possam ter sobrado do debate, questões que levam, assim, às ideias de Durkheim. Então, não se trata de receber primeiro a informação e depois identificá-la no filme, mas ir construindo (quem sabe chegando às mesmas conclusões que Durkheim?) por eles próprios as ideias e depois descobrindo que esse cara do século passado concorda com eles :)

Ainda, é claro, tem a questão de se perguntar de que maneira a colônia de formigas é uma boa analogia com a humanidade; de que formas somos parecidos, e de que formas somos diferentes? Aliás, eis uma notícia interessante quanto a essa conversa.

De todo modo, ótimo projeto!