Professor Caritat

Produzido por um dos alunos do curso.

Objetivo Geral

Apropriar-se do conhecimento das ciências sociais de modo que esta ofereça suporte para relativizar as diferenças e semelhanças culturais, inclusive com relação às relações de gênero e de raça, dentro do contexto da ideologia capitalista e da indústria cultural. Portanto, o pensamento crítico dos indivíduos, sobre a realidade da sociedade moderna e suas desigualdades, deve ser pauta de discussão em sala de aula para a busca de uma reflexão autônoma e libertadora.

Objetivo específico

Estudar com os alunos do segundo ano do ensino médio, na disciplina de sociologia, dois conceitos fundamentais do pensador funcionalista Émile Durkheim: solidariedade orgânica e mecânica, a partir do livro didático sociologia hoje, e da obra de ficção, a Curiosa Iluminação do Professor Caritat do autor Steven Lukes, buscando assim estabelecer novos laços de interação entre a teoria de um pensador clássico das ciências sociais e o mundo ficcional iluminista de Steven Lukes.

Metodologia

Diante de uma atividade inovadora no estudo da disciplina de sociologia, onde buscamos o casamento do rigor teórico dos conceitos das ciências sociais, com a amplitude e permissividade do mundo da literatura. Proponho, aos alunos a leitura parcial da obra: A Curiosa Iluminação do Professor Caritat, onde serão destinadas 04 aulas, para a realização da tarefa. Quanto a leitura os estudantes serão encorajados a lerem dois capítulos específicos da obra de Steven Lukes. Os capítulos 26 – PSIQUIATRAS e 27 SERVENTES. A atividade proposta contará com três momentos bem específicos e denominados da seguinte forma: Antes da leitura, o durante a leitura e o após a leitura.

A primeira AULA ,será para explicar a dinâmica escolhida para os estudos sobre solidariedade orgânica e mecânica, em Durkheim. Os primeiros esclarecimentos sobre o conteúdo que vamos estudar e os textos escolhidos serão realizados neste momento, assim como a formação das equipes de trabalho.

ANTES DA LEITURA: Segunda aula – Neste momento, será contextualizado aos alunos quem foi Durkheim. Farei verbalmente uma breve exposição da vida e obra. Depois, os estudantes serão convidados a uma conversa sobre a importância do trabalho e a pensar sobre suas diversas possibilidades de profissões. Durante as conversas, lançarei em classe um questionamento sobre a interdependência entre as profissões.

DURANTE A LEITURA: Terceira aula – Neste momento da atividade, será realizada uma supervisão direta do professor/mediador da leitura dos dois capítulos da obra de Steven Lukes. Os capítulos 26 – PSIQUIATRAS e 27 SERVENTES. Nestes dois capítulos, escolhidos para a leitura, os estudantes serão orientados no sentido de perceberem os problemas abordados pelo autor, na especificação absurda e absoluta, que o personagem mergulha ao percorrer estas duas comunidades.

Na quarta e última AULA, para o fechamento da discussão em classe e a produção de um texto escrito de próprio punho ao final da aula, com o entendimento dos estudantes. Espero ser possível amarrar as ideias do texto, com devidos apontamentos de qual, ou quais são as passagem do capítulo lido será possível relacionar ou aplicar os conceitos de solidariedade orgânica e mecânica.

Avaliação

Produção por equipes de um texto escrito, com o entendimento dos estudantes sobre a relação possível entre os dois capítulos estudados e os conceitos de DURKHEIM, solidariedade orgânica e mecânica, discutidos em classe .

Bibliografia

AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha de; MACHADO, Igor José de Renó. Sociologia hoje. 1º Ed. São Paulo: Ática, 2013.

A curiosa iluminação do professor Caritat: uma comédia de ideias?Steven Lukes: tradução, Sônia Torres: revisão de tradução e notas, Célia de Andrade Lessa. – Rio de janeiro: Revan, 1997. 1ª reimpressão 272p.