As 200 músicas favoritas da minha vida até 2012

Este post está sendo retroativamente publicado em 2025, por ocasião da geração de uma nova lista.

Em 2012, quando eu tinha 20 anos, inventei um desafio pra mim mesmo: fazer uma espécie de “campeonato” que pudesse resultar em uma lista das minhas 200 músicas preferidas.

Afinal, é difícil responder à pergunta “qual é a sua música preferida?”. A escolha parece impossível se você pensa nisso por alguns minutos e lembra de possíveis “candidatos”. Eu queria ser alguém que não sabia apenas qual era a minha música preferida, mas quais eram as minhas 200 músicas preferidas. E em qual ordem!

O processo demorou pra caramba. Isso significa que eu não fico atualizando a lista com frequência. Na verdade, a lista não é atualizada também por outro motivo: de que adianta gerar essa lista se ela não for minimamente “estável”? E outra: eu não quero reificar meu próprio gosto musical nessa lista, a ponto de eu não me permitir evoluir. Se eu fizer a lista de novo 1 ano depois, cada canção que faz parte da lista vai ter um “peso” de estar ocupando sua posição, e cada disputa com alguma música que eu tenha conhecido no ínterim vai parecer uma “decisão” sobre as coisas que eu gosto. É mais fácil deixar meus ouvidos respirarem, se adaptarem a novos sons, conhecerem novos artistas e novos gêneros, pra que depois de bastante tempo eu possa até meio que “esquecer” que músicas fazem parte da lista, e principalmente em qual ordem. É o que tem acontecido, e dá muito certo; quando finalmente tenho uma nova lista compilada, sempre me surpreendo comparando com a anterior (“esta música não estava na lista?”; “não acredito que antes eu amava essa música e agora ela perdeu mais de 100 posições!”). A surpresa está também nas músicas que não entram na lista.

Então existe essa dinâmica psicológica interna minha de fazer uma lista que “represente” meu gosto musical mas também meu impulso por não querer me prender demais a isso. Eu gosto de fazer essa representação porque é divertida, e gosto de ser essa pessoa toda sistemática com as coisas. Mas ao mesmo tempo, apesar de querer ser essa pessoa, só agora estou publicando isso. Eu quase nunca nem falei sobre essa lista pra ninguém. Primeiro porque eu sempre tirei uma satisfação individual disso; compartilhar nunca foi o ponto. E segundo porque é uma seleção tão pessoal que ela simplesmente não serve pra outras pessoas. Então de que adianta? Mesmo assim, sei lá. Hoje em dia já tenho achado bacana a ideia de que, se alguém um dia quiser olhar as listas, elas estejam mais acessíveis. E se o blog é pra registrar certas coisas da minha vida, acho massa também deixar registrado essa “evolução” das listas, agora que há 3 delas (até 2012, até 2017, até 2024).

O processo

O processo que resulta na lista, e que tem sido mais ou menos o mesmo a cada nova “edição”, é o seguinte:

  1. Escolher as candidatas. Eu simplesmente abro minha coleção de músicas e passo um pente fino nela. Esse processo muitas vezes também envolve lembrar de músicas que gosto mas que por algum motivo não tenho ainda, então é um bom momento para atualizar minha coleção. O critério é: será que esta música poderia ser uma das minhas 200 favoritas? Isso nunca basta porque, sem o processo, não há parâmetro. Certamente muitas músicas entrarão nessa primeira lista.
    • Uma questão interessante é a das músicas com várias versões. Em geral, eu costumo escolher uma só – incluindo covers! Ou seja, tem canções que tem uma versão de estúdio, uma ao vivo, uma acústica, uma regravação posterior ou remasterização, e ainda dois ou três covers; a não ser que duas versões (especialmente incluindo covers) sejam extremamente diferentes e eu não consiga escolher, eu só vou incluir uma dentre todas essas.
    • Em alguns raros casos, eu também “junto” duas músicas se 1) elas forem curtas isoladamente, 2) vierem na sequência uma da outra no álbum original, e 3) formarem uma continuidade sonora entre si, geralmente o caso nos álbuns em que o fim de cada música é o começo da próxima.
    • Uma questão interessante é o número de músicas. Obviamente, é melhor que seja um número par (nunca nem pensei o que fazer com uma lista ímpar). Mas o melhor que se pode fazer e é na verdade fundamental é que o número de candidatos já seja um múltiplo de 2 – 256, 512, 1024. Se isso não for possível (e raramente é, na minha experiência), em algum momento a lista tem que ser reduzida ou ampliada para esse número. Então, por exemplo, digamos que você comece com 500 músicas – depois de escolher as 250 “vencedoras” na primeira fase eliminatória, você pode abrir espaço para 6 das melhores “perdedoras” entrarem de novo na competição, fechando em 256.
  2. Eliminatórias. Aqui começam os “jogos”. A lista de candidatas é randomizada, e as músicas são colocadas em pares. Eu escolho a melhor, que passa para a próxima fase.
    • Logo eu descobri um problema: às vezes, duas músicas muito boas são pareadas logo de início. Imagine se as músicas que acabariam nas posições, digamos, #15 e #30 sejam colocadas juntas logo na primeira eliminatória? Uma delas sequer ficaria entre as 200 melhores! Então há um mecanismo de ajuste: se um par de músicas parece “fraco” em comparação com outro – se eu prefiro que fique um par inteiro para trás para dar lugar para uma música que perdeu em outro par – eu simplesmente faço isso. Esse ajuste pode se dar em qualquer uma das fases a seguir.
    • Quais os critérios? Os que eu quiser. A ideia é gerar uma lista das músicas que eu mais gosto, e gosto não se discute. Sim, vai haver “motivos” pra gostar mais de uma música que outra – um riff matador, um solo incrível, uma sequência de acordes perfeitamente harmonizada entre instrumentos, o jeito como um verso é cantado, uma metáfora certeira na letra, etc. E também é possível que uma ligação afetiva com a música a dê uma vantagem sobre outra. Se qualquer critério parecer uma “trapaça”, eu só estaria trapaceando a mim mesmo, então tanto faz. No fim das contas, você prefere o que você prefere e essa é a vida.
  3. Zona cinza entre eliminatórias e classificatórias. Quando as chaves afunilam as músicas até que haja menos de 400 concorrentes, as disputas deixam de ser eliminatórias. Quer dizer, por um momento elas são eliminatórias e/ou classificatórias. Por exemplo, se há 256 músicas, 128 serão vitoriosas e estarão confirmadas no top 200; na verdade, elas serão o “top 128”. Só que as 128 perdedoras não terão sido eliminadas ainda. Isso porque 72 delas ficarão entre as posições #129 e #200 no top 200. Ou seja, algumas delas ainda estão na briga pra entrar na lista.
    • Nesse ponto, eu “reservo” as 128 vencedoras para depois, porque agora começam as chaves das 128 perdedoras, que vão decidir as posições #129-#200.
  4. Bifurcações classificatórias. Quando chegamos nas classificatórias, há uma “bifurcação” a cada fase de chaves. As vencedoras são “reservadas” para depois, sempre, pois as perdedoras serão pareadas primeiro para irem definindo as posições “de baixo pra cima” (afinal a última disputa que você quer fazer é a que seja mais emocionante: a disputa pelo primeiro lugar!). Então no exemplo acima, que começa com as 128 cancões perdedoras dentre 256:
    1. 64 passarão pra frente; elas ocuparão as posições #129-192.
    2. Dentre as 64 perdedoras, 32 serão eliminadas, enquanto as 32 vencedoras vão brigar pelas posições #193-200.
    3. Dessas 32 vencedoras, 16 serão eliminadas, e as 16 vencedoras continuarão na briga pelas últimas 8 posições.
    4. Dessas 16 vencedoras, 8 serão eliminadas. Agora você já saber quais músicas ocuparão as posições #193-#200, mas ainda não sabe em qual ordem!
    5. Nesta próxima fase, randomize e pareie as 8 músicas. As vencedoras brigarão pelas posições #193-#196, enquanto as perdedoras serão novamente randomizadas e pareadas para novas chaves, que ocuparão as posições #197-#200.
    6. Quando enfim você terminar esse último par de chaves (as vencedoras disputando a posição #197, e as perdedoras, a #199), você terá a classificação exata das músicas da posição #197 à #200.
    7. Agora, volte para o último conjunto de músicas vencedoras que você reservou: neste caso, as que vão brigar pelas posições #193-#196. Faça as chaves para elas também, até preencher essa classificação na ordem exata.
    8. Vá voltando para as vencedoras que ficaram para trás, sempre lidando primeiro com as perdedoras de cada nova fase. Quando souber quando é a música #129, está na hora de voltar ao primeiro grupo reservado de vencedores, dentre as quais está a sua futura música favorita – e refazer todo esse processo de chaves entre elas também.
  5. Ajuste final. Quando a lista está finalmente pronta… Ainda não é o fim. Porque no fundo, o legal de ouvir essa playlist depois é a ideia de “escalação”: cada música tem que ser melhor que a última. Agora a tarefa é então ouvir essa lista e ter essa sensação de que cada canção é mais foda, e vai ficando cada vez mais legal, até a número 1. Se em alguma transição você não sentir isso, talvez seja interessante trocar a ordem de duas músicas. Sim, é uma “trapaça” do processo no final das contas, mas tanto faz. O importante é o resultado final.

A lista

Como essa foi a primeira lista que fiz, não tem nenhuma apresentação de quantas músicas da edição passada ficaram de fora, ou quais subiram ou desceram em relação à última, etc. Tampouco fiz qualquer estatística significante em relação a álbuns, artistas, gêneros musicais, etc.

Para esta publicação, quando achei que a música, ou a versão escolhida dela, era pouco usual – entre outros casos, meio aleatórios – coloquei um link pra ela. Segue:

  1. Incontrolável (Aerocirco)
  2. Drunk (Ed Sheeran)
  3. Cedo ou Tarde (Aerocirco)
  4. Little Death (+44)
  5. She Is Losing It (Belle & Sebastian)
  6. Charlie Brown (Coldplay)
  7. Memórias (Pitty)
  8. Jigsaw Falling Into Place (Radiohead)
  9. Oceans (Evanescence)
  10. Meus Bons Amigos (Barão Vermelho)
  11. I’ll Fly With You (Gigi D’agostino)
  12. Kelsey (Metro Station)
  13. Animal (Glee Cast)
  14. Something (Beatles)
  15. Wonderful World (James Morrison)
  16. One More Time (Daft Punk)
  17. In The End (Linkin Park)
  18. I Write Sins Not Tragedies (Panic! At the Disco)
  19. Rebellion (Arcade Fire)
  20. Juvenar (Karnak)
  21. O Resto Tanto Faz (Aerocirco)
  22. Here In Your Arms (Hellogoodbye)
  23. My Wandering Days Are Over (Belle & Sebastian)
  24. Inaction (We Are Scientists)
  25. Little By Little (Oasis)
  26. Fluorescent Adolescent (Arctic Monkeys)
  27. Faint (Linkin Park)
  28. All The Small Things (Blink 182)
  29. More Than Words featuring J Rice (The Piano Guys)
  30. Love Always Remains (MGMT)
  31. Nobel Square (Billie The Vision & The Dancers)
  32. Grand Hotel (Kid Abelha)
  33. You Are Dreaming (Shout Out Louds)
  34. Hopeless Case (Less Than Jake)
  35. Abandon Ship (Less Than Jake)
  36. Another Brick On The Wall Part 2 (Pink Floyd)
  37. Eu Sei (Legião Urbana)
  38. Landslide (Glee Cast)
  39. Far Away (Nickelback)
  40. Wind of Change (The Scorpions)
  41. Movielike (Jimmy Eat World)
  42. Sing (My Chemical Romance)
  43. Sofa Song (The Kooks)
  44. I’m Alive (Billie the Vision and the Dancers)
  45. Karma Police (Radiohead)
  46. Digital Love (Daft Punk)
  47. Island In The Sun (Weezer)
  48. Yellow (Coldplay)
  49. Headfirst Slide Into Coopestown On A Bad Bet (Fall Out Boy)
  50. Shady Lane (Pavement)
  51. Kids (MGMT)
  52. But it’s Better if You Do (Panic! At the Disco)
  53. Lovers and Liars (Matchbook Romance)
  54. Wonderlust King (Gogol Bordello)
  55. Skeleton Song (Kate Nash)
  56. Eu Não Conheço (Aerocirco)
  57. Stuck In The Moment (U2)
  58. Live Forever (Oasis)
  59. Call an Ambulance (Albert Hammond Jr.)
  60. Carry You (Jimmy Eat World)
  61. Impossible (Shout Out Louds)
  62. Ciúmes do Tamanho do Planeta Terra (2ois)
  63. Ela Disse Adeus (Paralamas do Sucesso)
  64. Teen Lovers (The Virgins)
  65. O Girlfriend (Weezer)
  66. Seguindo Estrelas (Paralamas do Sucesso)
  67. Dinosaurs (The Stills)
  68. É Preciso Dar Vazão aos Sentimentos (Bidê ou Balde)
  69. Think I Wanna Die (Someone Still Loves You Boris Yeltsin)
  70. Hidropônica (Forfun)
  71. My Immortal (Evanescence)
  72. Get Over It (OK Go)
  73. Bom Par (Moptop)
  74. Everybody’s Changing (Keane)
  75. Disappear (Hoobastank)
  76. Why Can’t We Be Friends (Smashmouth)
  77. Coffee and Cigarettes (Jimmy Eat World)
  78. Old Friends, New Lovers (The Thrills)
  79. Here It Goes (Jimmy Eat World)
  80. Olhando pra Você (Drive)
  81. Black Treacle (Arctic Monkeys)
  82. Stop (Jimmy Eat World)
  83. Hurt (Christina Aguilera)
  84. I Bet That You Look Good on the Dancefloor (Arctic Monkeys)
  85. Helena (My Chemical Romance)
  86. Made to Last (Someone Still Loves You Boris Yeltsin)
  87. You’d Better Watch Out (Billie The Vision & The Dancers)
  88. Cotidiano de um Casal Feliz (Jay Vaquer)
  89. Só Hoje (Jota Quest)
  90. Uns Dias (Paralamas do Sucesso)
  91. Animal Instinct (The Cranberries)
  92. Sam’s Town (The Killers)
  93. Open Your Eyes (Snow Patrol)
  94. Misunderstood (Bon Jovi)
  95. Look What You’ve Done (Jet)
  96. My Sacrifice (Creed)
  97. What Sarah Said (Death Cab For Cutie)
  98. Let Down (Radiohead)
  99. Crystall Ball (Keane)
  100. It Ends Tonight (The All-American Rejects)
  101. Champagne Supernova (Oasis)
  102. Somewhere Only We Know (Keane)
  103. Love’s a Game (The Magic Numbers)
  104. Crying Lightning (Arctic Monkeys)
  105. Modern Mystery (Someone Still Loves You Boris Yeltsin)
  106. Ana’s Song (Silverchair)
  107. Lying Is The Most Fun A Girl Can Have Without Taking Her Clothes Off (Panic! At the Disco)
  108. Wherever You Will Go (The Calling)
  109. Who Knew? (P!nk)
  110. Electable (Give It Up) (Jimmy Eat World)
  111. Esperando na Janela (Cogumelo Platão)
  112. Overdosing With You (Billie the Vision and the Dancers)
  113. Let It Rain (OK Go)
  114. Liquidificador (Aerocirco)
  115. Hands on Fire (The Stills)
  116. Fake Plastic Trees (Radiohead)
  117. Franklin (Paramore)
  118. I’m a Cuckoo (Belle & Sebastian)
  119. Bizarre Love Triangle (New Order)
  120. Tarde Demais (Aerocirco)
  121. É Tão Raro (Darvin)
  122. Pretty Fly (For a White Guy) (The Offspring)
  123. Eu Quero Sempre Mais featuring Pitty (Ira!)
  124. Banned By The Man (Someone Still Loves You Boris Yeltsin)
  125. Miss You Love (Silverchair)
  126. Mulher de Fases (Raimundos)
  127. Because of You (Kelly Clarkson)
  128. The Take Over The Breaks Over (Fall Out Boy)
  129. The World We Live In (The Killers)
  130. Vento (Jota Quest)
  131. Pais e Filhos (Legião Urbana)
  132. The Scientist (Coldplay)
  133. Littlething (Jimmy Eat World)
  134. Every Teardrop is a Waterfall (Coldplay)
  135. Friday I’m in Love (The Cure)
  136. Dancing Queen (ABBA)
  137. Ocean Avenue (Yellowcard)
  138. No Surprises (Radiohead)
  139. Someday We’ll Know (Mandy Moore)
  140. Hold me Down (Motion City Soundtrack)
  141. Mais Uma Vez (Jota Quest)
  142. Your Ex-Lover is Dead (Stars)
  143. There’s Hope For Anyone (Billie the Vision and the Dancers)
  144. Mr. Brightside (The Killers)
  145. Heers (Someone Still Loves You Boris Yeltsin)
  146. Chasing Cars (Snow Patrol)
  147. Lovefool (The Cardigans)
  148. Everlyn (Someone Still Loves You Boris Yeltsin)
  149. The Saltwater Room (Owl City)
  150. Let It Be (Beatles)
  151. Yesterday (Beatles)
  152. Don’t Go Away (Oasis)
  153. Primeiros Erros (Capital Inicial)
  154. Hotel California (The Eagles)
  155. November Rain (Guns’n’Roses)
  156. You Get What You Give (New Radicals)
  157. The Science of Sellling Yourself Short (Less Than Jake)
  158. Stay Awake (Billie the Vision and the Dancers)
  159. A Thousand Miles (Vanessa Carlton)
  160. Alone (Glee Cast)
  161. Under The Surface (Marit Larsen)
  162. The Good Life (Weezer)
  163. Episode IV (Jimmy Eat World)
  164. Vou Deixar Que Você Se Vá (Nenhum de Nós)
  165. Always Be (Jimmy Eat World)
  166. I’m Like a Lawyer With The Way I’m Always Trying To Get You Off (Me And You) (Fall Out Boy)
  167. Over My Head (Cable Car) (The Fray)
  168. Vem Pra Cá [Acoustic version] (Papas da Língua)
  169. Mouthwash (Kate Nash)
  170. Naive (The Kooks)
  171. Look What Happened [Borders and Boundaries version] (Less Than Jake)
  172. Summertime (My Chemical Romance)
  173. How to Save a Life (The Fray)
  174. When You’re Gone featuring Melanie C (Bryan Adams)
  175. Don’t Stop Believin’ (Glee Cast)
  176. Ize of the World (The Strokes)
  177. Rest of my Life (Less Than Jake)
  178. Being Here (The Stills)
  179. Disenchanted (My Chemical Romance)
  180. Anywhere (Evanescence)
  181. Kiss Me (Sixpence None The Richer)
  182. All My Friends (LCD Soundsystem)
  183. A Bad Dream (Keane)
  184. Only In Dreams (Weezer)
  185. The Kids From Yesterday (My Chemical Romance)
  186. Meu Erro (Paralamas do Sucesso)
  187. I Miss You (Billie the Vision and the Dancers)
  188. “Índios” (Legião Urbana)
  189. Wonderwall (Oasis)
  190. Changes Are No Good (The Stills)
  191. O Tempo Não Para (Barão Vermelho)
  192. Tudo Que Vai (Capital Inicial)
  193. Stand By Me (Oasis)
  194. I Belong To You (Billie The Vision & The Dancers)
  195. Beijos, Blues e Poesia (K-Sis)
  196. Golden Slumbers / Carry That Weight (Beatles)
  197. 23 (Jimmy Eat World)
  198. Por Enquanto [Acústico MTV Ao Vivo Version] (Cássia Eller)
  199. Bones (The Killers)
  200. A Man From Argentina (Billie the Vision & The Dancers)