Uma tradução deste post do blog Fuck Yeah Character Development.
Leia seu diálogo em voz alta e certifique-se de que ele é bom de falar, segue bem o ritmo da respiração, e soa bem aos ouvidos. Diálogos falsos, toscos ou inúteis serão revelados, bem como pontos que parecem apressados ou arrastados. Essa é a melhor maneira possível de verificar se tudo está se encaixando.
- Seus personagens não devem falar mais que três frases de uma vez – a não ser por uma boa razão.
- Diálogos são mais interessantes quando personagens estão dizendo não um para o outro.
- Mantenha qualquer explicação fora do diálogo.
- Seus personagens devem esconder ou evitar coisas em vez de dizer exatamente o que querem dizer.
- Use uma ação no lugar de um adjetivo para demonstrar os sentimentos de um personagem.
- Vá direto ao ponto. Não use diálogos que não levem a história adiante e/ou que não revelem o caráter dos personagens.
- Seus personagens não precisam ser super articulados. Não tem problema deixar as frases em pedaços. As conversas não precisam seguir uma ordem lógica (pergunta seguida por resposta). Não é preciso ficar no mesmo assunto ou fornecer transições evidentes de um assunto para outro.
- Em vez de escrever errado as palavras, é melhor distinguir o nível linguístico de cada personagem a partir de diferentes escolhas de vocabulário e sintaxe.